-
por Advogado Dainius Ambrazaitis
no 06 September 2019Os benefícios de ter um passaporte lituano incentiva Litvaks em todo o mundo a considerar a reintegração de sua cidadania ancestral. A questão é se é um procedimento complicado que requer assistência profissional, ou algo que você pode fazer por si mesmo.
Você pode estar se perguntando isso é o suficiente para consultar alguém que passou pelo processo, ou se você precisa de um advogado. Além disso, você deve contratar um advogado em seu país de residência, ou você deve obter os serviços de um advogado com sede na Lituânia?
A resposta é que o restabelecimento da cidadania lituana não requer apenas experiência, exige perícia jurídica.
Em primeiro lugar, para avaliar a sua elegibilidade para a cidadania por descendência, você requer visão jurídica e experiência, bem como o conhecimento dos critérios de elegibilidade. Há uma série de fatores que podem inicialmente parecer um obstáculo à sua aplicação, considerando-o inelegível. No entanto, apenas um advogado experiente é capaz de avaliar corretamente suas circunstâncias para determinar se você é elegível para a reintegração da cidadania.
Em segundo lugar, os requerentes podem encontrar obstáculos irremediáveis na recolha dos documentos legais necessários para justificar o pedido, especialmente se eles estão tentando fazê-lo por conta própria. As evidências recolhidas não se limitam a consultar arquivos lituanos ou mais amplos. Na maioria dos casos, exige procedimentos legais, tais como pedidos judiciais.
Assim, em vez de levar várias semanas se feito com assistência jurídica profissional, o processo pode levar vários anos para indivíduos inexperientes, e o resultado pode não ser necessariamente positivo. Considerando o fato de que a maioria dos antepassados mudou seus nomes e datas de nascimento ao chegar a todos os países de emigração, o processo também pode envolver desafios na recriação da grafia original dos nomes e sobrenomes de seus antepassados.
Enquanto assistentes jurídicos experientes abordariam a questão com historiadores e especialistas em cada língua ancestral, e preparariam a papelada necessária sem obstruções. Muitos clientes contactaram-me após vários meses – ou mesmo anos – de tentativas infrutíferas de resolver as deficiências do seu pedido de restabelecimento da cidadania lituana de forma independente, ou com ajuda não profissional.
Terceiro, é importante acompanhar as mudanças no departamento de migração. Isto pode ser um divisor de águas. A avaliação inicial da elegibilidade pode variar mais tarde no processo, uma vez que o departamento faz alterações que não são necessariamente alterações à legislação, mas mudanças na interpretação de critérios para a prova documental. Um advogado experiente irá fornecer as provas adicionais necessárias para manter o aplicativo no caminho certo.
Em quarto lugar, a orientação profissional torna o processo de candidatura tão simples quanto possível, sem necessidade de o requerente ser um especialista em direito ou outros requisitos, e sem medo de perder algo como o profissional conhece o procedimento passo a passo. Isso economiza o tempo eo dinheiro requerente, e garante a paz de espírito.
Além disso, nos casos em que o pedido é indeferido, o requerente tem direito a um recurso judicial, tornando obrigatória a contratação de um advogado.
Por último, mas não menos importante, os serviços jurídicos em que não estão envolvidos intermediários garantem um processo mais eficaz e simples.
Note-se que alguns fatores no procedimento de reintegração estão além dos poderes de um advogado profissional ou assistente não profissional. Tal inclui o tempo necessário para o departamento de migração da Lituânia examinar o pedido. Esta é a fase mais longa e mais teste de paciência, que atualmente leva cerca de 12 – 15 meses em média. Infelizmente, não existe uma forma legal de acelerar as candidaturas.