Esta secção apresenta os resumos das perguntas e respostas mais frequentes que ocorrem durante as minhas consultas jurídicas. Por conseguinte, estas informações não devem ser consideradas como o aconselhamento jurídico individual oferecido num determinado caso pessoal. Minhas consultas jurídicas individuais são absolutamente gratuitas e podem ser organizadas de forma conveniente. Contacte-me diretamente WhatsApp +370 600 68454
Tem dúvidas? Entre em contato conosco-
1
Quais são os critérios de elegibilidade para o restabelecimento da cidadania por descendência?
- Pelo menos um dos seus pais, avós ou bisavós eram cidadãos da República da Lituânia, que existiu de 1918 a 1940.
- Seu antepassado deixou a Lituânia algum tempo antes da Lituânia restaurar sua independência em 11 de março de 1990.
- Seu antepassado deixou para qualquer país que não fazia parte da antiga União Soviética (no caso de seu antepassado deixado para qualquer um dos países da União Soviética, você pode ser elegível para a cidadania lituana única ou dupla, dependendo do tempo e das circunstâncias de sua saída).
-
2
Há quantas gerações?
Você pode obter a cidadania lituana se um de seus pais, avós ou bisavós tinham cidadania lituana, i.e. três gerações atrás.
-
3
Existe um requisito linguístico?
Você não precisa saber lituano para restaurar sua cidadania.
-
4
Quem não é elegível?
Se os seus antepassados partiram antes de 1918 (independência da Lituânia), ou depois de 1990, de acordo com as leis atuais, você não pode obter a cidadania lituana.
Datas exatas: Pode obter dupla nacionalidade lituana se os seus antepassados partiram durante o período de 2 de novembro de 1918 e 15 de junho de 1940 e antes de 11 de março de 1990.
-
5
Sou elegível para dupla nacionalidade se eu fui à URSS antes/depois de 1940?
Baseado na edição atual da lei de cidadania, se os ancestrais da pessoa deixaram para a antiga União Soviética (mas não foram deportados ou forçados ao exílio) após 1940, então a pessoa é elegível apenas para a cidadania lituana única. No entanto, se os antepassados da pessoa deixaram a Lituânia (para qualquer país, incluindo a URSS) antes de 1940, então a pessoa pode solicitar dupla.
-
6
E se eu não possuir qualquer prova de que o meu antepassado era cidadão da Lituânia antes da Segunda Guerra Mundial?
Em nove dos dez casos, os meus clientes não têm documentos que provem que os seus antepassados eram da Lituânia. Isto é completamente normal, e definitivamente não é um problema. Saber que pelo menos um dos seus pais, avós ou bisavós era da Lituânia é a única condição essencial para iniciar o processo com sucesso. O resto é o nosso trabalho. Temos uma vasta experiência trabalhando com vários arquivos na Lituânia e conseguimos encontrar algumas provas de cidadania nos casos mais complicados. Podemos ler em todas as línguas usadas na época na Lituânia.
-
7
E se o meu antepassado tiver mudado o nome dele/dela e não for o mesmo que nos seus documentos lituanos?
É um caso habitual. Abordaremos esta questão com historiadores e especialistas em língua iídiche e prepararemos a papelada necessária.
-
8
Que documentos são exigidos ao requerente?
Fornecer informações sobre o antepassado lituano (qualquer que seja a parte desta lista que você pode obter):
- Descrição da sua relação com o antepassado lituano (qualquer que seja a parte da informação listada abaixo atualmente);
- Seu/ seu nome completo no país de emigração e Lituânia (se conhecido);
- Data de nascimento dele/dela;
- Local onde ele/ela viveu na Lituânia;
- Seus/seus pais e irmãos (se conhecidos).
Nota: Não há necessidade de ter documentos lituanos. A disponibilidade de tais documentos de apoio pode ser útil, mas não é necessário.
Fornecer a lista dos membros da família que estão interessados em prosseguir para o restabelecimento da cidadania lituana, juntamente com:
- Digitalizar cópias de passaportes;
- Endereços postais;
- Número de telefone celular de contato.
-
9
Em que língua todos os documentos devem ser apresentados às autoridades lituanas?
Todos os documentos e correspondência devem ser fornecidos excepcionalmente em lituano. Vamos cuidar disso.
-
10
Qual é o processo de restabelecimento da cidadania?
O procedimento de reintegração tem duas – ou às vezes até três – fases.
Primeira fase – preparação da candidatura
A primeira fase envolve a preparação da candidatura, i.e. o recolhimento de todos os documentos jurídicos necessários para justificar o pedido. A parte mais importante desta fase é coletar provas que confirmem que o antepassado do requerente era efetivamente um cidadão da Lituânia (i.e. não só que ele/ela emigrou da Lituânia, mas que ele/ela tinha o estatuto de cidadão). Aqui, estamos a cumprir a exigência legal de “cidadão”, uma vez que é determinada pela legislação lituana e pela prática judicial.
Essas evidências não se limitam a consultar arquivos lituanos ou mais amplos. Na maioria dos casos, exige procedimentos legais, tais como pedidos judiciais. Portanto, se você tentar fazer isso sem assistência profissional, a etapa um pode levar tanto tempo quanto vários anos ou até mesmo encontrar obstáculos irremediáveis, em vez do normal seis a oito semanas se feito com assistência jurídica profissional.
Segunda fase – análise do pedido
A segunda fase envolve a análise do pedido pelo departamento de migração da República da Lituânia. Este é o mais longo e mais teste de paciência. O departamento de migração é legalmente obrigado a examinar os pedidos de reintegração no prazo de seis meses a partir da data de apresentação, no entanto, leva 12 meses em média.
Terceira fase – Recolhimento de elementos de prova adicionais
Nos casos em que há falta de documentos (provas) apresentados ao departamento de migração, a terceira fase – a coleta de documentos adicionais (provas) – ocorre.
Caso o pedido não seja aprovado e rejeitado, não haverá NENHUM PAGAMENTO. Todas as despesas do lado lituano, tais como investigação de arquivo, taxas governamentais de aplicação, traduções de documentos, são todos cobertos por IN JURE Escritório de Advocacia, sem a obrigação de compensar.
Duração total: o procedimento normalmente leva de 10 a 14 meses, em alguns casos complicados específicos – mais tempo.
Para saber sobre o processo de aplicação passo-a-passo, incluindo cronogramas e custos, entre em contato conosco diretamente WhatsApp +370 600 68454
-
11
Quanto tempo demora a obter a cidadania?
Normalmente, a aplicação leva de 2 a 4 meses para ser preparada. O tempo real depende principalmente de quão rápido você pode obter os documentos necessários do seu país de residência. Pode levar de 8 a 14 meses para o Departamento de Migração processar a candidatura. Então, todo o procedimento normalmente leva de 10 a 14 meses, em alguns casos complicados específicos – mais tempo.
-
12
É possível obter a cidadania mais rapidamente?
Não há nenhuma maneira legal de obter os aplicativos processados extra-rápido ou mais rápido. Se alguém afirma que pode fazê-lo, ou está a desinformar os candidatos ou está a fazer algo ilegal, o que pode comprometer seriamente as hipóteses de obter a cidadania lituana.
-
13
Existe um pagamento adiantado?
Não é necessário pagamento antecipado. Trabalhamos com base na Taxa de Sucesso Tudo Incluído, i.e. você paga somente após a aprovação do seu pedido. A taxa é exatamente como definido originalmente, apesar de dificuldades adicionais inesperadas, exigindo tempo e esforço adicionais para alcançar os resultados.
NOTA: Caso a candidatura não seja aprovada e rejeitada, NÃO HAVERÁ PAGAMENTO. Todas as despesas do lado lituano, tais como investigação de arquivo, taxas governamentais de aplicação, traduções de documentos, são todos cobertos por IN JURE Escritório de Advocacia, sem a obrigação de compensar.
-
14
Quais serão os meus custos adicionais para o procedimento?
A maioria dos custos já está incluída na Taxa de Sucesso Tudo Incluído para os nossos serviços, que além do nosso trabalho também inclui o custo da investigação de arquivos, taxas governamentais de aplicação, traduções de documentos. Você pode incorrer em custos adicionais apenas para as tarefas que não podemos fazer na/ da Lituânia:
- custos de porte postal ao nos enviar todos os documentos;
- custos de fornecimento dos documentos necessários no seu país de origem e de autenticação notarial;
- obter passaporte na embaixada local.
NOTA: Caso a candidatura não seja aprovada e rejeitada, NÃO HAVERÁ PAGAMENTO. Todas as despesas do lado lituano, tais como investigação de arquivo, taxas governamentais de aplicação, traduções de documentos, são todos cobertos por IN JURE Escritório de Advocacia, sem a obrigação de compensar.
-
15
E quanto à elegibilidade esposa/ marido?
Depois de obter a cidadania lituana, seu cônjuge, infelizmente, não obteria a cidadania lituana automaticamente. Contudo muitas vezes acontece que a família do cônjuge ou parte da sua família também vêm da Lituânia. E vale a pena investigar essa linha ancestral e ela/ ele pode ser elegível para aplicar separadamente.
No caso de seu cônjuge não é elegível para solicitar a cidadania lituana, ela/ ele ainda pode desfrutar dos benefícios da cidadania lituana que você tem. Mudando-se para qualquer país da UE, o seu cônjuge será elegível para uma autorização de residência e de trabalho e viverá na UE consigo.
-
16
E a elegibilidade das crianças?
Existem dois cenários diferentes em que seus filhos podem adquirir a cidadania lituana:
Cenário 1. Uma criança nascida antes de pelo menos um dos pais torna-se cidadão da LTU.
Neste cenário, o pai e a criança seguem o mesmo procedimento para a solicitação de reintegração de cidadania LTU. A duração do procedimento será essencialmente a mesma. Por favor, note que um pedido para uma criança terá de cumprir condições adicionais (i.e. provar linhas de sangue e proximidade em termos de gerações).
Resumindo, não há qualquer garantia de que a criança será elegível para se candidatar e/ou que esta aplicação adicional será tão rápida como uma concessão automática.
Cenário 2. Uma criança nascida depois de pelo menos um dos pais já se tornou cidadão da LTU.
Neste caso, a criança torna-se automaticamente um cidadão da LTU. Este maravilhoso direito cívico (introduzido com a alteração da Lei da Cidadania em 2015) não se limita ao número de gerações (isto é, na condição de que a lei da cidadania não seja alterada).
Para resumir, se um dos pais já é um cidadão da LTU no momento do nascimento da criança, a criança tem a cidadania LTU garantida. A criança não precisa passar pelo longo processo de aplicação do pai. Eles podem solicitar seu passaporte através da embaixada da LTU, e o processo é rápido e simples.
Neste ponto, gostaria também de salientar que a elegibilidade da infância para o restabelecimento da cidadania lituana depende do momento específico de aplicação e dos requisitos legais em vigor na hora. Isso significa que, de tempos em tempos, a mudança de leis às vezes leva a situações em que alguns membros da família são bem sucedidos em ter sua cidadania lituana restaurada, mas outros que se aplicam mais tarde (e.g. crianças, irmãos ou irmãs), são rejeitados devido à alteração dos requisitos legais.
Outro equívoco comum é que você tem que aplicar (ou seus pais têm que aplicar) para a reintegração da cidadania lituana para seus filhos. Não existe tal exigência. Cada pedido é avaliado individualmente de acordo com se um dos pais, avós ou bisavós dessa pessoa foi um cidadão lituano até 1940, e não há nenhuma exigência de que um dos pais ou avós do requerente (i.e. os descendentes diretos de uma pessoa que tinha nacionalidade lituana antes de 1940) solicitaram a restauração da cidadania lituana.
Quanto à elegibilidade de crianças adotadas: se alguém foi adotado por uma pessoa que pode restaurar a cidadania lituana, essa pessoa adotada é tratada como uma criança para a restauração da cidadania lituana. Não importa se a pessoa adotada não tem qualquer relação de sangue com a Lituânia. Aplica-se a regra da geração 3, a mesma que para qualquer outra pessoa que queira restaurar a cidadania lituana.
-
17
Tenho de visitar a Lituânia para obter a cidadania?
Não, você não precisa visitar a Lituânia para obter a cidadania, a menos que você queira. Trataremos do pedido em seu nome e poderá obter um passaporte na embaixada ou consulado lituano mais próximo.
-
18
É necessário viver na UE/Lituânia durante um certo período após a obtenção da nacionalidade?
Não.
-
19
Pode perder a sua cidadania existente para adquirir a sua cidadania ancestral?
A República da Lituânia permite a dupla nacionalidade em casos excepcionais. Uma cidadania lituana ancestral é um dos casos excepcionais em que é possível restabelecer a cidadania lituana sem perder o estatuto de cidadania existente.
-
20
Haverá alterações ortográficas no passaporte lituano?
A legislação atual estipula que os nomes pessoais de todos os cidadãos lituanos só podem ser grafados em caracteres do alfabeto lituano que não inclua as letras W, X ou Q. Se os nomes ou sobrenomes do requerente incluem essas letras, eles são convertidos para a versão mais próxima usando letras lituanas.
- X torna-se normalmente KS
- W torna-se V
- Q passa a ser K ou KV
No entanto, o Supremo Tribunal Administrativo instruiu as autoridades de migração a incluir a versão lituana e a versão original do sobrenome de um cidadão lituano em um passaporte. Ele permite a ortografia do nome original com base no documento de origem (ou seja, o passaporte emitido por outro estado) em uma página de passaporte separada, mantendo a versão lituana na página principal.
-
21
Existem implicações fiscais?
A Lituânia, tal como a África do Sul, tem um sistema fiscal baseado na residência. Isso significa que os residentes da República da Lituânia são tributados sobre os seus rendimentos a nível mundial, independentemente do local onde os seus rendimentos são auferidos. Em contrapartida, os não residentes são tributados pelos seus rendimentos provenientes de uma fonte lituana.
O critério mais utilizado e facilmente compreendido para estabelecer o estatuto de residente é o domicílio da pessoa, mas, em alguns casos, são aplicados outros critérios, como os interesses socioeconómicos da pessoa ou o número de dias de residência na Lituânia.
Portanto, sendo um cidadão lituano, se você está vivendo em um país estrangeiro, não tem a obrigação de pagar impostos na Lituânia sobre a renda mundial.
O artigo 5.o da Lei do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares da Lituânia prevê que os não residentes da Lituânia (independentemente da sua nacionalidade) sejam tributados apenas sobre os rendimentos provenientes da Lituânia, por exemplo, rendimentos de ordenados e salários na Lituânia, dividendos, rendas ou outros rendimentos de imóveis localizados na Lituânia.
Note-se que os Estados Unidos são o único país economicamente desenvolvido a aplicar um sistema de tributação baseado na cidadania.
Por outras palavras, todos os cidadãos do mundo dos EUA são tributados sobre o seu rendimento mundial, independentemente de onde vivam (em que país residem).
Relativamente à tributação detalhada baseada na cidadania e quaisquer outras implicações fiscais no seu país de residência que não seja o país da UE, p. ex., os EUA, deve consultar um advogado fiscal.