-
por Advogado Dainius Ambrazaitis
no 13 September 2019Na minha prática jurídica, encontro muitos clientes diferentes. Alguns, motivados pelo resultado final, i.e. aprovaram a cidadania lituana, mergulham no procedimento sem hesitação. Outros são mais cautelosos e curiosos sobre o que o procedimento vai envolver, incluindo, mas não se limitando à lista dos fatores que eu discutir abaixo.
A primeira coisa que você precisa decidir é se a contratar um advogado profissional ou alguém que passou pelo processo e está oferecendo sua assistência. Eu discuti esta questão em um artigo anterior no SA Relatório judaico (13 de setembro).
Segundo, qual é o seu orçamento? Os preços e condições para este tipo de serviço variam. Alguns assistentes exigem pagamento antecipado, alguns aplicam uma taxa horária, enquanto a minha assistência jurídica é baseada em uma base de tudo incluído-taxa de sucesso. Em outras palavras, o cliente paga somente após – e se – o pedido é aprovado. A taxa é como originalmente indicado, apesar de quaisquer dificuldades inesperadas que exigem tempo e esforço adicional. Se o pedido for rejeitado, não há taxa.
Todas as despesas do lado lituano, tais como investigação de arquivos, taxas de aplicação do governo, e tradução de documentos são cobertos por IN JURE, sem a obrigação de compensar. Os clientes incorrem em custos adicionais apenas para as tarefas que não podemos realizar na/a partir da Lituânia, tais como os custos de envio de documentos, os custos de fornecimento e autenticação notarial necessários no país de origem do cliente e a obtenção de um passaporte na embaixada local.
Em terceiro lugar, há um equívoco de que você tem que ter os documentos originais de seus antepassados para ser elegível para prosseguir. Tenha certeza de que em nove de 10 casos, meus clientes não têm tais documentos. Isso é completamente normal, e definitivamente não é um problema. Saber que pelo menos um dos seus pais, avós ou bisavós vem da Lituânia é a única condição essencial para iniciar o processo com sucesso. Os clientes que têm todos ou alguns dos documentos originais estão com medo de que possamos levá-los para longe deles, ou eles podem perdê-los. Não pedimos originais, mas autenticados. Ainda assim, se for necessário, enviamos os documentos de volta para os clientes, por exemplo, depois de serem depositados no departamento de migração.
Em quarto lugar, os candidatos devem ter em conta o calendário de candidatura. Aqueles que esperam resultados rápidos ficarão desapontados. A aplicação leva de dois a quatro meses, em média, para se preparar. O tempo real tomado depende principalmente de quão rápido os clientes podem obter os documentos necessários de seu país de residência. Os inspetores do departamento de migração da Lituânia demoram 12 a 15 meses a processar o pedido. Assim, todo o procedimento normalmente leva de 14 a 19 meses, ainda mais em alguns casos complicados.
A quinta coisa a considerar é a elegibilidade de outros membros da família, como cônjuges e filhos. Depois que o cliente obtém a cidadania lituana, seu cônjuge, infelizmente, não terá automaticamente a cidadania lituana. No entanto, verifica-se frequentemente que a família do cônjuge ou parte da sua família também provém da Lituânia. Vale a pena investigar se ela/ ele pode ser elegível para aplicar separadamente.
No que se refere à elegibilidade das crianças, existem dois cenários diferentes em que as crianças podem adquirir a cidadania lituana. A primeira é quando uma criança nasce antes de pelo menos um dos pais restaurar a cidadania lituana. A segunda é quando uma criança nasce depois que pelo menos um dos pais restaura a cidadania lituana. No primeiro cenário, os pais e os filhos seguem o mesmo procedimento para o pedido de restabelecimento da cidadania lituana. A duração do procedimento será essencialmente a mesma. No segundo cenário, a criança torna-se automaticamente um cidadão lituano. Eu discuti esta pergunta em mais detalhe em um de meus artigos precedentes.
Por último, há a questão da dupla nacionalidade. A República da Lituânia permite a dupla nacionalidade em casos excepcionais. A cidadania lituana ancestral é um dos casos excepcionais em que o restabelecimento da sua cidadania lituana é possível sem perder a sua cidadania existente.
Os cidadãos sul-africanos são obrigados a solicitar a retenção da cidadania sul-africana (a cidadania lituana seria uma segunda cidadania) no departamento de assuntos internos. Este procedimento pode levar várias semanas, e deve ser concluído antes de lhe ser concedida a cidadania lituana. Outros países também aplicam procedimentos relevantes.
Este artigo resume as perguntas e respostas mais frequentes que encontrei em anos de consulta. Consequentemente, não deve ser tomado como aconselhamento jurídico individual em nenhum caso particular. Minhas consultas individuais são absolutamente gratuitas, e podem ser organizadas em um momento e lugar conveniente para você.